sábado, 22 de janeiro de 2011

O código de ética das amigas

Infelizmente, algumas pessoas não sabem ser amigas e talvez nem deveriam se nomear como tal. Escuto demais a frase “mulher é bicho invejoso e ruim” e é com dor no coração que queimo minhas calcinhas aqui para dizer que às vezes isso é verdade. Acontece que nós mulheres não agimos em determinadas situações como os homens, mas algumas se esqueceram disso, ou não chegaram a aprender. Por exemplo: para um homem é natural ficar com uma menina que já ficou com outro amigo; para a mulher essa questão necessita delicadeza e cuidado.

Uma mulher sem amigas é incompleta, quase vazia. Ela se torna aquele tipinho chato que dá piti quando o namorado quer sair com seus companheiros, insiste em levá-lo para o encontro do ano do clube da Luluzinha e como não tem a quem pedir conselhos acaba cometendo uma burrada atrás da outra. É aquela pessoa sem ambição, crescimento, desprendimento. Verdadeiras companheiras acrescentam. Mudam. 
Mas de nada adianta permanecer em uma amizade infiel e desleal (isso nem é amizade) ou o efeito será exatamente o mesmo.


Minha avó foi quem me disse a verdade mais difícil de digerir até hoje: você atrai as pessoas que estão próximas a você, mesmo aquelas que não prestam. É duro, eu sei, colocar a culpa em si mesmo depois do que aquela vagabunda mulherzinha fez com você. Mas é que às vezes o simples fato de permitir que alguém assim permaneça próximo demonstra uma fraqueza e insegurança que irá atrair mais pessoas do mesmo tipo.


Não é difícil reconhecer uma má amizade. Ela é aquela menina que comete um ou mais erros dos itens proibidos pelo código de ética das amigas, e acredite: nenhuma das premissas listadas abaixo é cometida de forma acidental.
Vamos abrir o sagrado livro da melhor amiga e enumerar alguns exemplos:

É TERMINANTEMENTE PROIBIDO
1) Ficar com ex-namorado de amiga, principalmente em casos de relacionamento mal acabado e conturbado.
2) Ficar com namorado/ficante/paixão de amiga, a não ser que você realmente seja uma vagabunda digna de caco de vidro moído no cu ou que haja uma perda de interesse da mesma em se tratando de paixão (essa opção deve ser devidamente esclarecida).
3) Saber de traição à amiga por parte do namorado e não comunicar à mesma no exato momento do ocorrido.
4) Saber de qualquer informação que pode beneficiar sua amiga e não comunicá-la, mesmo que seja algo difícil de se dizer (por exemplo aquela roupa que não caiu bem).
5) Ser traída por amiga e deixar a imagem de ruim apenas ao homem (mande os dois para o inferno).
6) Contar os segredos de sua amiga para outra amiga, a não ser que a mesma permita ou peça a você para fazer isso (tenha bom senso, algumas revelações são muito constrangedoras).
7) Deixar sua amiga bêbada cometer erros dos quais se arrependerá depois.
8) Ficar comparando graus de amizade e dessa forma excluindo uma amiga ou outra.
9) Cometer qualquer um dos erros acima e não comunicar sua amiga. Salve o resto de dignidade que há em você, já que a merda foi feita e você partirá para a lista das evitadas.
10) Ficar amiguinha íntima de ex-namorado da amiga. São permitidas apenas as relações impessoais ou por educação, a não ser quando você já era íntima do rapaz ANTES do relacionamento ter começado.
11) Criar qualquer situação com o intuito de furar o olho daquela a quem você chama amiga.
12) Deixar sua amiga na fossa sem qualquer amparo.
13) Furar a dieta da amiga convidando-a para um rodízio de pizza quando sabe que ela está se matando de tanto comer alface.
14) Colocar fotos constrangedoras de sua amiga em sites de relacionamento como orkut.
15) Pisar na bola e não se desculpar.


Existem ainda muitas outras regras, mas a maioria delas são tão óbvias que acredito que já nascemos sabendo.
Não preciso fazer uma lista do que é permitido a uma amiga. Esse cargo de honra, quase de parentesco, dispensa permissões. Já que está intrínseco o amor.




Por Lety

10 comentários:

Ceci disse...

Desculpem aí, ela é minha amiga... =P
Tem gente que parece não saber conviver com outros seres humanos e, embora possam evitar, cometem erros, fazem coisas que lhes parecem bobas, mas que machucam outras pessoas - as que as consideram/consideravam amigas. É como se não pensassem... (Desculpe se o comentário ficou meio sem sentido, mas estou com sono... Ainda assim, não poderia deixar de comentar... Sei lá... hahahaha... Você me entende, Lety!)

22/1/11
Naiara disse...

Já dizia a bíblia: "Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro."

Falou tudo Lety! São situações que aborrecem muito. E quando ocorridas nos fazem pensar o quão importante somos na vida daquela pessoa...

A maioria dos casos a solução é simples para a gata, é só pensar o seguinte: Eu gostaria que minha amiga fizesse isso comigo??? Ex.: Se meu namorado me traísse eu gostaria de ser avisada por uma amiga? (sim. ÓBVIO!!!!) Eu ficaria feliz em ver meu ex-boyfriend de casinho com uma amiga muito querida??? (N-Ã-O darling. De jeito nenhum!)

Mas errar é humano, e como você disse: o pedido de desculpa posterior ajuda a curar qualquer mágoa, né? =)

23/1/11
Anônimo disse...

Como você generalizou, vou discordar de algumas coisas. Para começar, ninguém é perfeito que consiga fazer tudo isso. Todos erramos sem ter discernimento ou tendo. Eu já fiquei com ex de amiga simplesmente depois de perguntar o que ela achava, ela dizer que tudo bem se eu ficasse e ainda por cima por eu não saber me colocar no lugar dela. Eu nunca tinha passado por nada e todas as amigas que eu perguntava diziam "uai, se ela não se importa, o que tem de mais?" Engraçado que depois que fiquei, tais amigas também se foram.

Eu tenho uma amiga atualmente que já ficou com carinha que a amiga dela tinha interesse, tendo discernimento! E o melhor, a amiga dela simplesmente não ficou com raiva. Porque o amor que elas têm é muito maior do que um homem.

24/1/11
Naiara e Letícia disse...

Cara anônima,

Eu comentei sim que, caso haja perda de interesse e isso for devidamente esclarecido, seria uma opção.
Todas as situações do mundo possuem exceções e se fôssemos escrever cada uma delas, dariam textos infinitos que perderiam o tema central. Contamos então com o discernimento de nossas leitoras.
Esse não é um manual da vida, apenas uma forma cômica de expressar o geral, não o pormenor.
Obrigada por seu comentário e pela crítica.

24/1/11
Anônimo disse...

Achei este papo muito radical em suas generalizações. Cada caso é um caso, em termos de relacionamento humano, acho que não se deve ter idéias preconcebidas, do tipo "errou, tem que pagar". Essa estória de correr e contar para a amiga que viu o amor dela com outra dá margem a se pensar que existe um prazer mórbido nisso. Ir correndo para ser a primeira a contar, só para ver as lágrimas de desespero no rosto da amiga? Será? Nós homens não temos disto, para nós o cara deve ser suficientemente perspicaz para perceber quando o amor está pulando a cerca... dá na cara demais... Se ele não vê de propósito, ou não quer se separar mesmo assim, é porque é boi manso, e se formos contar será o mesmo que exigir dele que tome uma atitude, talvez violenta, e pode ocorrer uma tragédia, pois todos sabem que boi manso a marrada é certa... Se for boi bravo, pode ser pior ainda... De qualquer forma, o culpado será quem contou... Por isto, nós fingimos que não estamos sabendo de nada e, no final, o corno será o último a saber, ficará mais fácil para ele encarar e até aceitar o chifre. E, mais, alguns chegam a perdoar a dita cuja "n" vezes, até que ela própria enjoa de tanta cornice e chuta o traseiro dele. Ou então, o que é pior, pois afasta os amigos, é ele aceitar que o Ricardão vá fazer das suas dentro da própria casa do corno e ele tem que ficar olhando de longe até o macho da esposa dele terminar, ou aceita ficar em casa e até participa da transa. Aos que não acreditam, eu já tive um convite para uma transa destas há muitos anos, mas era demais para minha cabeça, então não aceitei. Não sei o que faria se fosse hoje. Como eu disse, não se pode partir para uma coisa destas com idéias preconcebidas. Tem que deixar para decidir na hora. Porém, sinto que no fundo, apesar da evolução dos tempos, sou o mesmo e antigo quadradão de sempre... Portanto, se vc, mulher, ver o namorado da amiga com outra, pense bem antes de falar, pois ela pode já estar sabendo e aceitando, ou fingindo aceitar, só como uma estratégia para não perdê-lo de vez. Ela pode até concluir que você está inventando tudo só para tomá-lo dela. Já pensou se ele mesmo inventa isto? Em quem você acha que ela vai acreditar? Nele, que ela gosta, ou em você, que, afinal nem é tão amiga assim, tanto que está tentando "roubar" o homem dela? Isto já ocorreu outras vezes, inclusive entre amigos, o cara tava tão apaixonado e a mulher era tão vagabunda que inventou que o amigo só inventou isto dela porque ele dera em cima dela e ela não entrou na dele...

25/1/11
Naiara e Letícia disse...

Quanto às generalizações, minha resposta prevalece à que já foi dada.
Quanto a contar ou não o que se passou, bem, EU, enqto amiga e mulher, iria querer saber por parte de minha amiga que viu. Claro que existiria uma forma de fazer isso, não se pode chegar e dizer: Oi, amiga, td bem? A propósito, vc sabia que vc é corna?
O que pensam ou fazem os homens, já teria que ser escrito por um homem, que foi o que você fez.
Abraço

26/1/11
Ceci disse...

"(...) Cada caso é um caso, em termos de relacionamento humano, acho que não se deve ter idéias preconcebidas (...) Nós homens não temos disto, para nós o cara deve ser suficientemente perspicaz para perceber quando o amor está pulando a cerca... dá na cara demais... Se ele não vê de propósito, ou não quer se separar mesmo assim, é porque é boi manso (...)"

Coerência NÃO é isso. Sem mais.

26/1/11
Cezar disse...

Quanto a amizade entre mulheres não comentarei visto que normalmente elas são colunas fortificadas ou então locais de destruição para ambas. Porém, se o assunto for amizade mesmo gostaria de dizer que você é uma das poucas com autoridade para discorrer sobre isso e me sinto honrado de trazer comigo esse sentimento por tantos anos... Ser seu amigo é maravilhoso mas tem que ser pela vida toda!
beijo Lety (você é uma LADY)

26/1/11
Anônimo disse...

Eu concordo plenamente , e ainda acho que quando a gente se identifica rola mais que amizade. Considero minhas amigas como irmãs.
As amigas são as irmãs que a gente pode escolher.

Agora é preciso ter muita calma pra não deixar qq uma se aproximar e acabar fazendo a gente sofrer, tem muita gente ruim por aí fantasiada de amiga do peito.

Grá

26/1/11
Yuu... disse...

Humm... tema delicado rsrs
Por isso sou absurdamente exigente com amizade! Agora tudo que foi dito ai em cima depende muito do nivel de amizade, pq sim, existe a piramide da amizade! Os que estao no topo, esses vc pode ficar tranquilo, relaxar e se jogar de corpo e alma no fogo. Geralmente sao 1 ou 2 pessoas, alguns seres humanos podem conseguir ate 4 e em casos raros (rarissimos) ate mesmo 5 GRANDES AMIGOS (as cagadas sao rarissimas). Depois vem os AMIGOS, que estao quase lá no topo, mais como a peneira é foda na selecao, eles precisam de pelo menos mais uns 10 anos pela frente (nivel de cagada, pelo menos 1 por ano). Depois vem os companheiros de balada, curticao, churrasquinhos, reunioes etc. Esses sao muito bons pra te fazerem rir, descontrair e bla bla bla furado (cagadas constantes). Depois vem os vizinhos, colegas de escola, de trabalho amigos de amigos, conhecidos, etc etc (nivel elevadissimo de cagadas)... No mais, todo mundo comete erros, e quem quiser uma amizade perfeita, seja amigo apenas de jesus! hehehe

1/2/11