sábado, 23 de abril de 2011

Crafts!

De uns tempos pra cá tenho me interessado muito por artesanato. Comecei aprendendo a tricotar, uma arte antiga e considerada de vovós que, no fim das contas, além de não ser nada senil, me diverte muito. Relaxo e ainda aproveito bastante a sensação gostosa de ter “fabricado” algo com minhas próprias mãos.

Já fiz bolsinhas pra minha sobrinha, um paninho de cozinha para minha avó, cachecóis (que nem devo usar muito porque moro em uma cidade que não tem inverno), broche de flor, um micro tapetinho e várias outras coisas. E tudo começou com um pensamento mais ou menos assim: “seria legal aprender algum trabalho manual”. Comprei duas agulhas, entrei no you tube e me joguei!

O tempo passa e, após várias pesquisas na internet de receitas de tricô, fui entrando em diversos sites que ensinavam mil e uma coisas para você mesmo fazer. Você pode até chamar isso de artesanato, não deixa de ser, mas o termo que vem sendo utilizado para denominar este movimento é “craft”.

Bem, pra começar, não pense você que o termo craft é empregado só porque termos em inglês são chiques benhê. Acho que é uma palavra que define bem o tipo de trabalho. É um artesanato moderno, que tem grande parte de sua fonte de consulta e transmissão de idéias na internet. Para entender melhor o que é craft entre nesse site aqui.

É a nova onda do “faça você mesmo”. É gostoso (quase uma terapia gente) e você acaba tendo peças individuais e únicas! Eu faço muita coisa por diversão, mas tem gente por aí ganhando dindin com seus crafts, bom né? 

Um dos sites que mais visito é o Super Zíper. Vale a pena dar uma conferida no que aquelas garotas aprontam por lá. Vocês vão encontrar milhares de idéias para sua casa, para presentear e, claro, para fazer para você mesma! Não tem idade pra isso meninas, de 10 a 100 anos pode se jogar nos crafts. 

E aí? Já estão ansiosas para fazerem alguma coisa com as próprias mãos??? Aqui abaixo vão algumas idéias bem fáceis para você fazer em sua casa e tomar um gostinho pela arte. Todas as idéias foram tiradas do site Super Zíper, ok? (direitos autorais anunciados!)




 Bonito este Colar estilo Lanvin, né? Ainda não arrisquei fazê-lo, mas é bem fácil. Tá querendo um adereço diferente (e no fim das contas barato) e bonito? Comece por aqui!


Essas flores de fita  tem diversas funções: customização de roupas, enfeite de um embrulho para presente, broche, etc. O que vale é usar a imaginação.



Tá a fim de aprender alguns pontos de tricô? Que tal começar por este daqui. É o chamado Ponto Trico, e com ele você já pode fazer várias receitas. Um bom começo, né?








Que tal fazer carimbos personalisados? Além de ser uma delícia de criar é um mimo na hora de colocar em pratica. 




Mega fácil fazer este colete sem costura. Nem precisa de levar muito "jeito" pra coisa. Corte aqui, corte ali e pronto! Uma peça nova em seu guarda-roupa que está super na moda.








Então? Gostaram da idéia dos trabalhos manuais? Vão arriscar um passeio no mundo dos crafts? Com o tempo você vai se pegar imaginando milhões de coisas que poderia fazer com um simples idéia que veio de algum site da net, depois vai começar a olhar todas as coisas ao seu redor (vai achá-las tão simples e sem graça) e vai querer dar um toque pessoal nelas, customizar será seu passatempo e pronto! Você acaba virando um craftermaníaco! 

Se joguem meninas!

Por Naiara

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante. Eu sempre gostei de fazer croche e após aposentar me dediquei ainda mais. Agora também faço uns paninhos aqui par minhha casa.Adoro fazer esse tipo de coisa.

24/4/11