sábado, 25 de junho de 2011

TPM

Também conhecida como:
Tira a Porra da Mão
Totalmente Pirada e Maluca
Toca uma Punheta, Maluco!
Tem Pena de Mim
Todos Problemas Misturados
Tocou, Perguntou, Morreu
E etc.


Esse mal que assola o universo feminino e é tantas vezes incompreendido pelo homem, chegou esses dias ao absurdo de ser colocado em dúvida para mim. “Ah, TPM não existe, é uma desculpa que vocês inventaram para ficarem com raivinha de tudo e de mimimi”. Já que o ser que proferiu essa frase não tem um útero, muito menos ovários, e não precisa ficar sangrando pelo pinto durante cinco dias seguidos, enquanto dores em forma de agulhadas se espalham pelo seu ventre e suas pernas e peitos incham, vou deixar passar.

Eu poderia usar meu pequeno, mas ainda sedento, conhecimento na a área da saúde para explicar a real e científica existência da dismenorreia, que é o nome complicado que a medicina dá para a cólica menstrual, que pode vir ou não acompanhada de sintomas de TPM. Eu poderia, mas prefiro dar um exemplo próprio e o de mais relatos de amigas e conhecidas sobre o episódio. Fica muito mais palpável e de fácil compreensão.

Oi, meu nome é Letícia, e eu tenho TPM.
Oi, Letícia.

É sempre assim, ela começa um dia antes, às vezes dois, da menstruação vir. Eu deveria perceber sua chegada quando fico com vontade de chorar ao ver comerciais do banco Itaú, já sei que meu balanço hormonal está mudando, mas emocional que sempre sou, não noto. Não noto até que a dor de cabeça comece acompanha de inchaço dos seios. Mas as regras da sociedade moderna me impõe que, por decência e bom senso eu não fique sem sutiã, o que faz com que meus dois peitos, enormes e doloridos, fiquem apertados durante o dia todo dentro dele, mais a blusa por cima. 

E o meu rosto repentinamente ESTOURA EM ESPINHAS. ESTOURA. ESTOURA. É espinha para tudo o que é lado, ficam vermelhas, grandes e doloridas. Minha barriga fica maior (do que já é), minhas pernas doloridas, mas sabe como é, eu não posso deixar de trabalhar, estudar, malhar, etc. mais uma vez por causa da sociedade lá; apesar de claramente eu não conseguir levantar da cama de tantas cólicas, dores de cabeça, náuseas e tonturas devido à pressão que abaixa subitamente. Dias atrás minha amiga teve um desmaio e precisou de medicação na veia. Diagnóstico? Dismenorreia.

Daí a gente toma um remédio que começa a fazer um efeitozinho três horas depois que a dor já está insuportável. Sem contar que a TPM parece trazer consigo todo o azar do mundo: é nessa época que o paquera chama a gente pra sair ou que uma briga com o namorado aparece. Todas as dores do mundo nas costas, na barriga, nas pernas, nos peitos, na cabeça e se duvidar até no ânus e tendo que resolver problemas.
Tenha sempre esse remédio à mão

Tudo isso para quando o mau humor vir à tona, chorarmos e brigarmos, você homem dizer: AFFF, VC ESTÁ DE TPM?

Sim, estou de TPM e não tenho medo de usá-la. Babaca.

Mentira, você não é babaca bueeeee me desculpa te amo :/

Certa vez, em um rompante de romantismo, escrevi num texto: “Não se afaste de mim quando eu estiver zangada, ou se o tempo estiver muito quente no exato momento de minha TPM. Sim, sei que você quer manter a distância necessária, e acho até bom ter meu espaço respeitado, para que eu também consiga dar-lhe o seu. Mas não faça com que isso pareça que você foi embora. A pior sensação que uma mulher pode sentir é a de que foi abandonada.”

Estaremos loucas na TPM. Loucas. Mas não é só nessa época e nem apenas com suas consequências que conseguimos enlouquecer vocês.
Respect.
Por Lety

6 comentários:

Carla Carvalho disse...

texto excelente! vc escreve muito bem e tem uma ironia inteligentíssima!!! amei lety, sou sua fa.

25/6/11
Naiara e Letícia disse...

oooooo Carla, muito obrigada =)

25/6/11
Abelardo disse...

Oo... Então é isso! Então sempre foi isso? Não era um ódio natural da minha pessoa? Oo...

Lety, como sempre, você brilhou!
Obs.: Parece comentário de professor em prova de criança, mas é isso mesmo! rsrsrsrs...

26/6/11
Naiara e Letícia disse...

HAHAHAHA
Bê, eu não poderia desejar professor melhor! =)

26/6/11
Viviane Pinho disse...

Adoooro, como sempre!

26/6/11
Naiara disse...

Não é a toa que TPM é causa de diminuição de pena!!!

hehehehe

Olhem só que barato esse artigo: http://www.cidmarconi.adv.br/artigo.asp?codigoArtigo=62

26/6/11